30 março 2011

Um casal, homem e mulher, que vivem juntos maritalmente, mas não são casados, podem participar da Santa Ceia do Senhor ?


Resposta: Uma consideração que deve ser feita antes da interpretação da Bíblia diante da questão é não trazermos as "concessões da lei dos homens" para adaptar à Palavra de Deus.

Isso reflete em que as permissões da lei dos homens, a legislação, não devem corromper ou forçar a verdade da Palavra no sentido de gerar, também, "concessões" dentro do Corpo de Cristo.

Viver maritalmente, homem e mulher, está hoje, diante da legislação, reconhecido.
No passado, isso era considerado viver como "amantes".
MAS, hoje, a expressão é "viver maritalmente".

Da mesma forma, o homossexualismo era condenado, MAS a lei teve que aceitar as condições de igualdade.

O segredo disso está "no espírito do mundo".
Uma das inúmeras passagens bíblicas para esse contexto é a carta do apóstolo Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 1 em diante, que diz:

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.
Em que noutro tempo andastes segundo o 
curso deste mundo, segundo o príncipe das 
potestades do ar, do espírito que agora opera 
nos filhos da desobediência.
Entre os quais todos nós também antes andávamos, nos desejos da nossa carne..."

O "espírito deste mundo", segundo a eficácia de satanás vai progressivamente impondo seus interesses de corrupção e destruição no curso deste mundo.

Assim, o viver maritalmente, diante da Palavra de Deus é viver em "fornicação", ou seja, é a relação sexual de pessoa não casada, com pessoa casada ou não.
O adultério é o pecado de pessoas casadas com outras que não são seus próprios cônjuges.

Diante da Palavra de Deus NÃO SÃO CASADOS, MESMO QUE A LEGISLAÇÃO DOS HOMENS RECONHEÇA.

Estando em fornicação, a Palavra de Deus diz que os fornicários não herdarão o Reino dos Céus. (Apocalipse 21:8 e outras passagens bíblicas)
Se os fornicários não podem herdar o Reino dos Céus, consequentemente, não podem participar da Santa Ceia porque não têm parte com o Reino de Deus, POIS, a Santa Ceia é o Corpo de Cristo, dos salvos.

Todos aqueles que estejam nesta condição "vivendo maritalmente", se realmente temem a Deus e amam verdadeiramente um ao outro, não haverá nenhum impedimento em casar, conforme a Palavra de Deus diz. 

Sergio Luiz Brandão

6 comentários :

Anônimo disse...

completamente de acordo com o que esta escrito em cima, e gostaria de saber, no meu caso que vivo com um homem e tenho dois filhos com ele... eu aceitei jesus, quero me casar, mas meu marido nao è crente, nao è conhecedor da verdade, e nao quer se casar... eu entao continuo a viver na fornicaçao por causa dele e por causa dele nao serei salva? O que fazer nessa situa4ao?

Bia Pereira disse...

Olá minha amada irmã, desculpe a demora em responder, mas é que eu estava tendo problemas com os comentários e não conseguia postar a resposta para voce, o assunto em questão é muito delicado. Aconselho voce a orar ao Senhor e colocar todo este problema nas mãos dele, diga a ele que voce deseja muito legalizar sua situação com seu marido diante do Senhor, e tenho certeza que ele dará uma solução para este seu problema. O Senhor conhece nosso coração e se alegra quando seus filhos fazem de tudo para agradá-lo, e sabemos que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
Sei que o Senhor te responderá.
Que Deus abençoe voce e sua casa.

Anônimo disse...

Lamentável seu comentário!
A falta de tolerância e adaptação aos novos tempos tem levado muitos católicos a outras igrejas.
Seu comentário dá a entender que "Deus" nega um filho por causa de uma instituição como o casamento, ainda que tenha sido criada pelos homens.
Pois, saiba que "Deus" é amor e não papel passado!
Definitivamente, não será pelo estado civil que os homens serão julgados, porém, pelos seus atos.
Como disse um famoso Bispo Emérito que, experiente, em seus quase 90 anos esplicou que existem muitos ateus, índios, judeus, muçulmanos e pessoas de outras crenças que entrarão nos céus, talvez até antes de alguns católicos e protestantes de carteirinha que apesar de seguirem regulamentos, participarem de todas as celebrações e carregarem suas Bíblias o tempo todo, entretanto, não têm humildade, compreensão, tolerância, e principalmente amor ao próximo.
Não é sua religião ou estado civil que vai salvá-los, mas sim sua atitude em relação ao próximo. O maior e principal mandamento nos deixado por Cristo é: Amai o próximo como a si mesmo, pois, quem ama, protege, compreende, respeita, perdoa e etc... e não simplesmente acusa ou o chama de Fornicador!

Bia Pereira disse...

Caro anônimo, se for pelo seu pensamento, qualquer um vai entrar no céu, como se o caminho para lá fosse fácil.
Palavra de Deus foi e sempre será a mesma, e não se adapta aos tempos modernos, caminho estreito sempre será caminho estreito. E só fazer caridade e amar ao próximo não levará ninguém aos céus pois as obras somente não salvam, o que salva é a pessoa ser uma nova criatura, nascer de novo, nascer do Espírito de Deus e viver para ele, aí sim as boas obras e amor ao próximo acompanharão essa pessoa que nasceu de novo, sem novo nascimento ninguém será salvo, pois diante de Deus todos estão mortos espiritualmente, até que aceitem o Filho de Deus como Salvador e Senhor e obedeçam à sua Palavra, deixando as coisas desse mundo tenebroso para trás e passando a viver na luz de Jesus Cristo, negando-se a si mesmo, tomando cada dia a sua cruz e seguindo a Jesus, este é o preço do céu.
Todos aqueles que querem adaptar a Palavra de Deus aos seus desejos e gostos pessoais, caminham a passos largos para o inferno, e a maioria das igrejas estão fazendo isso, adaptando a Palavra de Deus àquilo que lhe interessa, torcendo as escrituras, deturpando, corrompendo, como coisa que Deus é cego e não vê nada do que está acontecendo. Uma multidão incontável está seguindo os homens e suas doutrinas, e se esquecendo das doutrinas verdadeiras do Evangelho da graça. Se voce não concorda com o texto, discuta com Deus, que é o autor de sua Palavra santa, brigue com ele, pois voce querendo ou não, é exatamente isso que a Palavra de Deus diz:
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. " Apocalipse 21:8

Anônimo disse...

CADA CASO É UM CASO, EU POR EXEMPLO SOU CRENTE E MEU MARIDO TBM, NÓS NÃO NOS CASAMOS POR CAUSA DE UMA PENSÃO QUE EU RECEBO POR MORTE DO MEU PAI, E SEM ELA NÃO CONSEGUIRIA PAGAR MINHA FACULDADE E CONSTRUIR NOSSA CASA, SE EU CASAR EU PERCO. NÓS SOMOS PESSOAS DECENTES E BATALHADORAS E TEMOS CRISTO EM NOSSA VIDA, SOMOS UM DO OUTRO, DEUS VAI ME CONDENAR POR ISSO? O DEUS QUE EU TENHO EM MINHA VIDA NÃO.

Bia Pereira disse...

Graça e paz.
Anônima acima:
Viver maritalmente, diante da Palavra de Deus é viver em "fornicação", ou seja, é a relação sexual de pessoa não casada, com pessoa casada ou não. Estando em fornicação, a Palavra de Deus diz que os fornicários não herdarão o Reino dos Céus. (Apocalipse 21:8 e outras passagens bíblicas)

Será que a Palavra de Deus mente ou mudou? A maioria não a está moldando segundo seus interesses?
Voces se dizem cristãos, e que servem a Deus, portanto, não há nenhum impedimento para que legalizem esta situação, e eu te pergunto: ambos não legalizam por causa de um interesse, e esse interesse é o dinheiro, quando estiver perante o Senhor dirá a ele que viveu em fornicação por causa de uma pensão, o que acha que ele lhe responderá? O apóstolo Paulo sofreu muito por amor à Jesus Cristo e sua Palavra, passou por muitas prisões e provações, e necessidades, acha que ele viveria em pecado por causa de dinheiro? É certo que não!
A Palavra de Deus é uma só, ela jamais mudará e não pode ser moldada para que nós vivamos no bem bom. Não basta apenas ler a Palavra, temos que cumprí-la também por amor a Deus e ao Senhor Jesus Cristo, senão Jesus não diria:
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:21,22,23

Pelo menos é isso o que diz a Palavra de Deus, leia de novo, medite e considere.

Paz ao seu coração.

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens