14 setembro 2014

Como saber o que é lícito ou não para um filho de Deus?



Existem igrejas que proíbem seus membros de usarem chapéu, boné, boina, outras proíbem usar perfumes, desodorantes, cosméticos, outras proíbem usar óculos de sol ou frequentar redes sociais e muitas outras coisas. 
Como tirar dúvidas sobre esses assuntos e saber o que há de verdade em tudo isso segundo a Palavra de Deus?

Nos tempos de hoje, “opiniões” pessoais e interpretações da Palavra de Deus, cada qual com seus extremos ou, também, moderados, sem polarizações.

Tudo, diz a Palavra de Deus, TUDO, está contido na sabedoria conforme o Espírito Santo concede. O problema é: TODOS ALEGAM TER O ESPÍRITO SANTO mesmo que as opiniões e interpretações sejam divergentes.

Diante desse quadro, que fazer? Difícil! Principalmente para aqueles que querem aprender da parte de Deus e não de homens, pois, foram para Cristo buscando aprender Sua Palavra e Sua vontade e nada além da ÚNICA VERDADE, que é tudo e basta.

Quando certos temas são questionados, primeiro, sabemos que nem tudo está escrito na Palavra de Deus, por exemplo, o caso do chapéu, boné, boina, redes sociais (no tempo passado isso não existia), enfim, e tantos e tantos outros ASSUNTOS DAS COISAS DESSA VIDA.

A Palavra de Deus diz que, o Espírito Santo traz a natureza de Deus para nós, ou seja, nascemos verdadeiramente de Deus, somos gerados, então, agora, da semente santa.
Crescemos, se tomarmos do alimento correto não falsificado, conforme a verdade de Deus e, nossos sentidos serão santos, puros, conforme Deus é. Sentiremos isso.
Se crescemos com alimento corrompido, falsificado, nossos sentidos serão também corrompidos. Isso é a essência do nascer de novo e crescer em Cristo.

No planeta sabemos que povos têm seus costumes e tradições. Em tudo, contudo, há uma base de normalidade e paz, pelo Espírito Santo. Há, entretanto, também, inclusive, costumes e tradições que são extremamente anormais ou formadas e sustentadas de modo explícito pelo maligno. Mas, conforme a região e povo, eles entendem ser normal, porque eles são assim e nasceram e cresceram assim, ou seja, para eles é normal – por causa do espírito que domina neles.

A Palavra de Deus diz que o Espírito Santo é manso e humilde. Não é alvoroçador, não tem vaidade, não tem cobiça, não tem inveja, não tem sensualidade, não tem desejos estranhos à santidade e à paz... enfim, santidade.
Se o Espírito Santo está em alguém, e se esse alguém deseja de sincero coração ser filho ou filha de Deus, BUSCARÁ A DEUS DE TODO O CORAÇÃO  e sua vida cada dia mais será santificada  e liberta do espírito do mundo.

O espírito do mundo é Satanás. Ele é o príncipe das potestades do ar. O apóstolo Paulo é enfático na carta aos Efésios, capítulo 2, que diz: (Preste atenção nas palavras que coloquei em amarelo)
1. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5. Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6. E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

No versículo 2, quando Paulo diz "andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência", está dando entender que, o curso do mundo está debaixo do poder de Satanás, o mundo segue seu curso, para o seu próprio fim. Do curso do mundo, do poder de Satanás, Cristo, pelo seu sangue, comprou para o Pai, um povo, A IGREJA, que é livre do mundo, que não anda segundo o curso do poder das trevas, mas, sim, anda segundo a verdade de Deus.

Se tomássemos a Palavra de Deus, rica em ensinamentos do Espírito Santo, mergulhássemos na dimensão de Deus, saindo da dimensão de homem natural, buscando de todo o coração, entenderíamos a real situação nossa diante desse mundo, do qual fomos resgatados. Isso é muito sério e violento. 

Ao mesmo tempo que e mesma Palavra diz que não é por força ou violência que alguém aceitará a verdade. Ninguém pode obrigar outro fazer de tal forma ou outra. Ninguém. Senão, a obra não será do Espírito.
O apóstolo Paulo diz em certa ocasião que poderia até obrigar alguém fazer tal coisa, por causa da autoridade que tem em Deus (vocação e chamado), mas, preferia pedir para que a disposição fosse voluntária. (carta a Filemom)

Assim, temos que entender todas as coisas conforme Deus e não conforme o homem natural que é conforme o espírito do mundo. Não somos mais naturais, somos espirituais, se é que o Espírito Santo habita em nós e tem liberdade para fazer a obra. Não é possível o Espírito Santo fazer a obra de Deus em alguém se Ele não pode falar e expor a verdade REAL sobre todas as coisas.

Na carta, 1 Coríntios, capítulo 2, diz:
1. E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria.
2. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
3. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor.
4. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
5. Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
6. Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
7. Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
8. A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
9. Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

A primeira forma de alguém saber se faz algo e se Deus se agrada é perguntar para si mesmo: Eu perguntei para o Senhor se isso o agrada? Normalmente, não. Não é verdade?
Os assuntos de rotina ou específicos são tratados como "opinião", "gosto", etc, mas, dificilmente, pergunta-se para Deus sobre essas coisas.

Aprendemos, diante do que a Palavra de Deus diz, que, em tudo, Deus seja louvado, se diz assim, isso significa que, quando vou comprar alguma roupa (por exemplo), peço ao Senhor que oriente o que é mais adequado e agradável AOS OLHOS DE DEUS e não do mundo (Satanás). 

A Palavra de Deus diz que o mundo busca agradar o que é do mundo. Por isso, aqui, entra a INTENÇÃO. Qual a intenção de usar determinado traje? Na intenção está o “espírito” que está conduzindo para tal tendência.

Para entender o que significa “o mundo”, segundo Satanás, exemplifico assim: Tempos atrás, usar calça rasgada era um mau sinal de conduta, somente mendigo ou algum acidente momentâneo.
A “moda” transformou o detalhe em glamour, com grifes cobrando alto por uma calça rasgada. Quanto mais grife, mais caro. O rasgado virou “arte”. O que é isso? Isso é Satanás, o espírito do mundo, que manipula as pessoas que estão vivendo para o mundo, para realizarem a vontade do “mundo”, obedecendo esse principado conforme ele ditar as regras. O mundo da moda é isso. Conforme o que ditar a moda, a pessoa CUMPRE pois terá o SENTIMENTO de que, se não acompanhar a moda, será rejeitada ou mal vista etc etc. Compreende? Isso se chama “escravo do mundo”. Todos nós éramos assim, conforme Efésios 2.

Agora, alguém que tem o Espírito Santo estaria preocupado com a moda? Com o que TEM que usar para AGRADAR O MUNDO? Diante da Palavra de Deus, NÃO.

Se usar uma roupa para cativar o interesse de alguém até com fins para relacionamento sério, a referência está errada e isso pode ser um laço na vida. Em Deus, as coisas não são assim. Deus tem a pessoa adequada para cada um, ninguém é melhor que o outro, e sim, adequado. Mas, se alguém quer “escolher” e não quer dar para o Senhor a primazia da benção, então, não pode dar glórias a Deus e nem agradecer por nada ao Senhor, porque Ele foi colocado de lado. Confiar em Deus e viver pela fé é nas mínimas coisas.

Dessa breve introdução, percebe que há uma essência: temor e amor a Deus em tudo, viver para a glória de Deus e não para a glória do mundo.

Se usar um boné porque é costume e útil, normal. Se uso por causa da “turma” e que “meu jeito” é esse, e que dá algum status e notoriedade modal, nisso há discernimento. E o jeito de Deus, do Espírito? Da mesma forma quaisquer outras coisas.

Perfume? Também. A Palavra de Deus diz que haja discreção em tudo. Passar perfume para toda a vizinhança sentir o cheiro é uma coisa. Perfume para higiene do corpo sem “outros interesses”, é outra coisa.

Usar óculos de sol para proteção dos olhos, ou para não verem onde estão os olhos ou para parecer mais “estiloso”, nisso há diferença. 

Resume-se, tudo, na INTENÇÃO. Intenção está ligada ao “espírito” que está regendo ou dominando. Muitos tentam justificar a “liberdade em Cristo” para andarem de qualquer jeito, sem interferência das pessoas e NEM DE DEUS.  Se usam roupas sensuais dizem as frases prontas e de efeito: “Deus sabe do meu coração”, “Deus não está preocupado com a minha saia etc”.  Mas, na Palavra de Deus diz que a sensualidade e a nudez são pecados. Despertar sentimentos para que outros pequem, servir de tropeço é pecado. A pessoa (pelo espírito que está prevalecendo) está tentando justificar seu ato e alimentar o erro de outros.

Por isso, conforme o alimento básico para todo nascido de novo, é entender o que significa a dimensão de Deus e a dimensão do “mundo” (Satanás), interpretando e expondo UNICAMENTE a Palavra de Deus.
Não existe opinião diante da VERDADE REAL do Senhor pela Palavra.

Redes Sociais?  Somente se Deus disser para fazer a obra de alguma forma pois, o ambiente é perverso e pervertido, o mundo fervendo nas páginas das redes sociais. Pessoas que se dizem evangélicas, fazendo tudo o que o “mundo” faz, se comportando como o mundo, assimilando o “espírito” das Redes Sociais. É só prestar atenção. Tempos atrás Deus disse para entrar no Facebook e fazer algo. Entrei, fiquei um tempo determinado e depois, encerrei. Fora isso, é como entrar em um grande salão de festas onde todos são “gente fina” e felizes. Todos se expondo, expondo famílias, indiscrição desenfreada, perversões... etc etc etc...

Se Deus disser “entre e faça isso”, amém, fora isso, serei eu.

Agora, detalhe importantíssimo: Deus tem um tempo perfeito para trabalhar na vida de cada um, uns são mais resistentes, outros de pronto obedecem e ficam livres, mas, em tudo haja paz para que a Palavra VERDADEIRA entre no coração e produza seus efeitos pelo poder de Deus. Os dias de hoje são tempos difíceis, pois a profecia do apóstolo Paulo já está em andamento, conforme diz em 2 Timóteo, capítulo 3:
1. Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7. Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
8. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
10. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
11. Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;
12. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
14. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
15. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
17. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Há muita desgraça e morte espiritual da obra do Diabo na face da terra para ficar preso em coisas dessa vida.
A Palavra de Deus, para entender a dimensão disso, diz que, até os casamentos são coisas dessa vida.

Carta do apóstolo Paulo para Timóteo – 2 Timóteo, capítulo 2, diz:
1. Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
2. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
3. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
4. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
5. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.
6. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.
7. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.
8. Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho;
9. Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa.
10. Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.
11. Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos;
12. Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;
13. Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
14. Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
15. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
16. Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade.
17. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;
18. Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.
19. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade.
20. Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
21. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
22. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
23. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
24. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
25. Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
26. E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos."

Resumidamente, é o que tenho para expressar no momento.

Paz ao seu coração, em Cristo.
Sergio Luiz Brandão
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Image and video hosting by TinyPic

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens