29 dezembro 2011

Digno é o obreiro do seu salário - Interpretando ...


Carta do apóstolo Paulo para Timóteo.

1 Timóteo 5:
"17 Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário."


Carta do apóstolo Paulo aos coríntios:
1 Coríntios 9:

"9 Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
10 Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito;
porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar
com esperança de ser participante.

11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?"
 

Deuteronômio 25:4, diz:
"Não atarás a boca ao boi, quando trilhar."


Os textos são conforme as Sombras das Coisas e Bens Futuros.
A debulha implica em remover cascas e impurezas para que o produto útil e bom seja separado.


Debulhar significa tirar ou separar os grãos, os bagos ou as sementes de (cereal, fruta, legume); esbagoar; retirar a casca de (cereal, fruta, legume) pronominal; deixar cair os grãos ou os bagos transitivo direto.


Os bois não devem ter as bocas presas com guias limitadoras no seu trabalho enquanto estão debulhando o alimento.


Quando um presbítero (boi) trilha o grão está ensinando a Palavra de Deus aos ouvintes. Palavra de Deus e os ouvintes são produtos debulhados, estão perdendo as cascas, os invólucros que escondem o fruto, o produto útil.


Também, a Palavra de Deus, enquanto ainda sem interpretação e revelação (entendimento natural e carnal) é também um alimento ainda sem estar debulhado e quando interpretada e trazida para a interpretação e revelação torna-se um produto debulhado pronto para preparar e servir de alimento aos ouvintes.


Nisso a diferença da Lei de Moisés em sentido natural e em sentido espiritual.


 Para a Nova Aliança somente se vive do alimento pelo sentido espiritual.

A Lei de Moisés, em sentido natural, é Palavra de Deus com a casca. Disso são as doutrinas do dízimo, guarda de sábado, uso do véu etc, sem interpretação revelada, não serve de alimento para quem nasceu de novo e tem o Espírito Santo de Deus. Espírito Santo de Deus não dá e nem recebe casca como alimento. Esses alimentos com casca é da igreja escrava, Hagar, conforme ensina o apóstolo Paulo em Gálatas 4:21 - 31. Ainda não nasceram de novo, para serem filhos da Igreja livre que é Sara.


Exemplo: Sem interpretação revelada, das Sombras das Coisas e Bens Futuros, o boi é tem um sentido de grão bruto com casca e o presbítero, é o grão debulhado, ou seja, a interpretação, o seu significado real. Boi é a figura do presbítero. Da mesma forma, o dia do sábado não é o sábado natural da Lei de Moisés mas é o Sábado do Senhor em dimensão espiritual pela revelação que é o significado real das Sombras dos Bens e Coisas Futuras. Dízimos é a mesma situação. Véu é a mesma situação.


O grão debulhado é o alimento, que alimenta o ouvinte. Ouvinte não come casca.


O ouvinte que é um grão bruto é também debulhado. A debulha é simultânea.


O boi não ter a boca atada, enquanto trilha o grão significa que poderá alimentar-se enquanto debulha o grão, ou seja, come do próprio produto do seu fruto, da obra que faz por fé.


O fruto do seu trabalho da fé vem do que sai de si e dos ouvintes em seguida.


Há o fruto espiritual, que é o galardão pois edifica a Igreja do Senhor pela Palavra de Deus.


Há o fruto natural, o benefício que recebe para prosseguir e manter o andamento do que faz.


1 Coríntios 9:11 – "Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?"
Lucas 10:17, diz:
"E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa."


Enquanto se debulha e trilha os grãos (os grãos são a Palavra de Deus e os ouvintes), a boca do boi (boca do presbítero) deve permanecer livre e desimpedida, não presa por circunstâncias dessa vida, ou trabalhos ou embaraços dessa vida, que impeçam de alimentar-se e sustentar-se, como se fosse conduzido por limitações humanas.


Sendo assim, essa duplicada honra tem sentido em que ele tenha livre condições para, com amor, zelo e fidelidade, realizar a porção que o Senhor lhe confiou.


Mas, abro uma pausa aqui para atentar contra os falsos, que fazem do sacerdócio um “emprego”, usando a Palavra de Deus em vão.


O salário, não é o salário como um emprego secular ou pagamento por ensino oferecido conforme atualmente é feito, transformado em negócio bom e lucrativo, como professores que ganham por aula dada.

O salário é a manutenção e assistência aos santos. 

2 Coríntios 11:8, diz:
"Outras igrejas despojei eu para vos servir recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado."


Levítico 26:15, diz:
"E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra."

Isaías 27:12, diz:
"E será naquele dia que o SENHOR debulhará seus cereais desde as correntes do rio, até ao rio do Egito; e vós, ó filhos de Israel, sereis colhidos um a um."



Em parte é isso, as interpretações, conforme o caso, fluem aos poucos.


Tempos atrás este texto era menor, havia apenas parte, agora, vieram mais interpretações que foram acrescentadas.


Vamos caminhando e debulhando ...

Paz ao coração dos santos.
 
Sergio Luiz Brandão

2 comentários:

  1. Não concordo por que o autor pegou textos isolados da palavras e assim os interpretou...

    ResponderExcluir
  2. Ore a Deus para que possa entender o texto, ele é simples e entendido pelo Espírito Santo, leia com mais atenção, e procure meditar no que está está lendo.
    Se não entendeu, pergunte sobre o que não entendeu, terei prazer em explicar.

    ResponderExcluir

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