22 julho 2018

Animais limpos e imundos. Fé limpa e fé impura.



Os animais imundos do velho testamento assim como os limpos diz respeito a sombras de coisas futuras.
Aconselho ler e meditar nas partes de Levítico 11:1-47, assim como as demais passagens para que possa entender o que a Palavra de Deus diz, que é muito mais do que conseguimos imaginar e pensar, pois elas se discernem espiritualmente.

Levítico 11
"1. E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2. Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;" 


A PROIBIÇÃO DE ALIMENTOS IMPUROS DO ANTIGO TESTAMENTO queria dizer que a carne era contaminada?
Vejamos a carne de PORCO, que é a que mais se proíbe o comer, a Palavra diz que teria algo na carne que fazia dela imunda?

‘‘Nem o porco, porque tem unha fendida, mas
o rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres. Deuteronômio 14:8

Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
Levítico 11:7

Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.
Levítico 11:26


Considerações: Como vemos não é falado que a carne dos animais imundos teria algo nela que a deixava imunda, apenas uns não ruminavam e outros as UNHAS ou se dividiam ou não em duas, em nenhum lugar é dito que a carne não seria boa para comer.
Afirmar que a abstinência de certos animais chamados imundos, seria um tipo de dieta para o povo judeu, pois eles estavam no deserto, ou outras questões etc, não são relatadas na Palavra de DEUS, quem faz isso o faz por especulação e não por ensino neo testamentário. Nem tão pouco a Palavra afirma isso na antiga Aliança.

Vou falar sobre um acontecimento onde o apóstolo Pedro tem uma visão e nesta visão o Senhor faz descer do céu animais imundos e diz: Pedro mata e come!

Atos 10
"9. E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
10. E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio lhe um arrebatamento de sentidos,
11. E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
12. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
13. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou."


Deus afirmou que os gentios foram purificados, mas e ANTES eram tidos como IMUNDOS? Aos olhos dos Judeus sim eram, então Deus fez uma analogia mostrando os animais imundos e disse a Pedro: MATA E COME, Pedro então retruca e diz: jamais comi coisa comum e Imunda, e Deus diz: não chame de imundo o que EU PURIFIQUEI! E para intensificar sua Palavra diz três vezes.

Deus usa coisas físicas para mostrar coisas espirituais, mas os homens tende a entender muitas vezes carnalmente de modo físico e literal, principalmente quando convém proíbem o consumo de certos alimentos chamados imundos na velha aliança, sem nem perguntar ou meditar se foi ensinado pelos apóstolos tais recomendações e misturam velho e novo testamento fazendo uma mistura que não é confirmada na Nova Aliança.
Nisso vemos hoje nas denominações apelidadas de igrejas, sendo ensinado e exigido em alguns casos a observância de: dízimos, sábados, templos, abstinência de alimentos etc...
Vejamos abaixo a questão de enfermidade na fé para contribuir com o entendimento:
 
“Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
Quem (és tu, que julgas o servo alheio? ) Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo." Romanos 14:1-10


Uma consideração: É dito que ANTE o tribunal de Cristo havemos de comparecer, esse "ANTE" quer dizer diante, sendo que o tribunal de Cristo acontece até mesmo agora, basta alguém morrer sem Cristo já estará diante (ante) esse tribunal, porém os servos de Deus, isto é, seus filhos, não entram em julgamento. Quem se encontra debaixo da graça do Senhor está livre de qualquer condenação entende?

"Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” Romanos 14:11-23

No texto de Romanos capítulo14 Paulo tratando a respeito de fé diz que se alguém ainda se restringe a não comer de tudo e se alimenta apenas de legumes, que esteja firme na fé, mas que não julgue quem come, mas o que come não despreze quem não come.
Tais recomendações diz respeito não só a alimentação, mas também aos ensinos, pois muitos ainda se alimentam de leite e muitas vezes contaminado com mandamentos da lei e também mandamentos de homens, tais pessoas devemos receber para que no momento certo venhamos juntos começar a comer o alimento sólido puro e não contaminado, comparando coisas espirituais com espirituais para não ficarmos no limite da letra morta da Palavra. Amém.

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” Efésios 2:13-16

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne." Colossenses 2:16-23

A Inconstância é um erro dos que se chegam a Deus, por isso devemos andar na Unidade do Espírito e só conseguimos isso SE dermos OUVIDOS ao Espírito Santo verdadeiro que não tem sombra de variação, assim sim poderemos dizer: Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz, não há paz onde existe divergência de ensinos, não há paz onde os entendimentos divergem e ainda dizem que aprenderam do Espírito Santo. Deus ensinaria coisas distintas para cada "igreja" fazendo de SI MESMO autor das contendas e lutas doutrinarias? CERTAMENTE QUE NÃO! Então o que está por traz disso tudo? Deixo vocês meditarem e tirarem cada um suas conclusões.

"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." Tiago 1:8

"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."  Efésios 4:14

"Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;"
2 Pedro 2:14

"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição."  2 Pedro 3:16

Significado de Inconstantes:
Inconstantes é o plural de inconstante. O mesmo que: instáveis, mutáveis, variantes, variáveis, versáteis, volúveis.
Significado de inconstante
Que pode ser alvo de mudança(s); que pode sofrer variações; que não se mantém permanente; mutável ou variável: comportamento inconstante; trabalho inconstante. Diz-se da pessoa que não consegue ser estável em seus comportamentos, sentimentos, opiniões e/ou atitudes; diz-se de quem muda com frequência.

A inconstância no entendimento faz o crente se movimentar no entendimento as vezes avançando as vezes retrocedendo, não ficando firmado na verdade da Palavra. Então facilmente pode ser engodado com novos ensinos vindo de homens privados da verdade.
Então vigiar é preciso, e buscar com amor e sinceridade pedindo ao Senhor Deus e Pai em nome de Jesus, seus dons preciosos para nos ajudar a entender qual é sua vontade e ensino Amém.

A paz a todos.

Fabio Barros.

Se não há perigo de perder a salvação porque a Palavra nos exorta a vigiar?




Uma palavra para meditação, sobre o assunto salvação.
 

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;" João 1:11,12

"O qual (Deus) recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade;
Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego;
Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas."

Romanos 2:6-11


"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão."
Gálatas 5:1


"Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.
Apego-me aos teus testemunhos; ó Senhor, não me confundas."

Salmos 119:30,31


Deus nos fez livres, como Deus bondoso todos escolhem o que fazer o que não fazer:

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído."
Gálatas 5:1-4

Jesus como os apóstolos, afirmam que existe a possibilidade de REJEITAR a verdade, tanto antes como depois de te-la conhecido, e mesmo depois de ser participante do Espírito:

"Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes."
Mateus 24: 50,51

"Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Hebreus 6:4-8

Isso se chama liberdade de escolha, fomos salvos pela Graça para andar nela e não rejeitá-la.
Como não existe o perigo de cair da graça se a Palavra afirma que pode alguém cair da graça? Isso é fato.

Então, entendemos quando os apóstolos exortavam para os crentes vigiarem, é porque existiu/existe essa possibilidade amém, se há vigilância, há perigo de algo, se não há perigo, então as palavras e os conselhos dados pelo Senhor e os Apóstolos seriam algo inútil, conselho vão. Se já estamos seguros, então nada do que falamos ou fazemos pode alterar isso.

Se alguém que diz estar em Cristo, quanto a salvação está seguro e não corre risco de perdê-la, então porque muitos ainda vivem preocupados com o que se fazem nas denominações?
Se estamos seguros porque avisá-los dos enganos ou porque sair do meio deles?, se eles não tem poder de tirar nossa salvação ou se um crente não pode ser prejudicado quanto sua salvação, então avisá-los dos enganos seria um trabalho inútil e humano, visto que nenhum perigo estão correndo.

Mas alguns irmãos defendem que crente verdadeiro não pode perder a salvação, parece que o apóstolo Paulo era muito preocupado ou preocupado demais se os crentes faziam ou seguiam o correto. Paulo, Jesus e até Deus no velho testamento ficavam muito decepcionados quando não faziam o que eles queriam, estranho...

Meio ''conflitante'' se usamos todas as passagens onde existem exortações quando não obedeciam a vontade de Deus e seus mandamentos, tanto no Novo Testamento como no Velho Testamento, em comparação com a passagem de (Filipenses 2:13)

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."
Filipenses 2:13

Continuando... parece conflitante, mas apenas parece.

Sei que somos salvos pela Graça e que não há méritos em nós quanto a isso, mas sei também que existe uma responsabilidade quanto a praticar a verdade e crer nela.

Vemos claramente que a bíblia deve ser meditada em um todo, que versículos isolados podem dar força a um entendimento como a outro.

Vemos denominações e religiões cometendo todo tipo de ensino tanto humano quanto diabólico!
Se posso usar o jargão que Deus está no controle em todas as questões, então para que exortar e se preocupar, entende?

SE quem está lá, na denominação não corre perigo, se quem diz ser de Cristo, TODOS JÁ estão seguros, então deixa tudo nas mãos de Deus pois ele está no controle de tudo, e NADA do que FAZEMOS ou FALAMOS pode reverter a perdição de milhares nem ajudar os que já são salvos.
Mas se o que creio pode me levar ao engano, ou se eu posso me desviar da verdade, posso sair do caminho, ou se eu posso cair da graça, então começo a compreender a preocupação de PAULO e os demais em suas cartas. Aí a vigilância tem sentido!

Caminhando...

Fábio Barros.

"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa."  Apocalipse 3:11
 

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens