18 março 2011

Hoje, no Novo Testamento, existe ainda a "unção com óleo", seja em pessoas ou todos os tipos de coisas?



Resposta: No Velho Testamento, o óleo, conforme a situação, tinha significado específico, que, traz, para hoje, entendimento revelado.

Exemplo: O óleo, azeite da oliveira, puro, que era colocado nas luminárias do castiçal, candeeiro ou candelabro, sendo que as lâmpadas ficariam acesas, representam a glória de Deus em Espírito, e, o castiçal é Cristo.

Êxodo 27:20, 21
"Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente.
Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o
SENHOR; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações."

Levítico 24:2

"Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para a luminária, para manter as lâmpadas acesas continuamente."

O óleo para unção: Êxodo 25:6
"Azeite para a luz, e especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso."


Êxodo 29:7
"E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás."

Êxodo 29:21
"Então tomarás do sangue, que estará sobre o altar, e do azeite da unção, e o espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; para que ele seja santificado, e as suas vestes, também seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele."

Êxodo 30:22-33 - Explica como fazer o azeite da santa unção.

Êxodo 35:8
"E azeite para a luminária, e especiarias para o azeite da unção, e para o incenso aromático."

Êxodo 39:37
"O candelabro puro com suas lâmpadas, as lâmpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária;"

Êxodo 40:9
"Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo."

Mateus 25:3
"As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo."

Lucas 10:34
"E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;"

Ungir o tabernáculo e seus vasos significava santificar os atos que eram feitos através de cada utensílio, atos que procedem da vontade de Deus para a obra e glória de Deus. Os vasos do tabernáculo possuem significados diversos, pois, podem ser o Senhor Deus e Pai, o Senhor Jesus Cristo, pessoas, anjos, poder, atos, etc. Por isso, posso usar os verbos das ações no passado e presente porque ainda existem, conforme as Sombras das Coisas ou Bens Futuros.


Tudo acrescentam conforme a verdade revelada no tabernáculo ou quando, por exemplo, Jacó levantou um montão de pedras e derramou azeite sobre elas. Hoje, você não faz isso, pois, os rituais do Velho Testamento, hoje, se praticados pelo modo natural, não exercem nenhum valor real. A ação, após Cristo, passou para outra dimensão, a revelação das verdades espirituais eternas existentes nos rituais.
Nos dias de hoje, derramar óleo sobre um obreiro para ungir ou consagrar para o ministério não tem significado real ou valor, pois, a unção vem do derramar do Espírito Santo sobre a pessoa.

Erro e blasfêmia é ungir coisas dessa vida no sentido de "consagrar" ou "separar" para Deus, para a obra, pois, o significado de ungir com óleo, coisas dessa vida, não diz respeito ao real significado como teve no Velho Testamento, pela aparência visível, significando sombras de bens ou coisas futuras e eternas.

Um veículo, uma guitarra do grupo de louvor, enfim, essas coisas não podem ser "ungidas" porque são coisas dessa vida e nada representam das coisas espirituais eternas, são coisas deste mundo, não podem ser santificadas ou tornarem-se santas e, nem herdam o reino dos céus. Aquele que usa o material ou a coisa torna-a útil para o bem que fizer. Se alguém toca o instrumento com virtude, com dom de Deus, a glória de Deus se manifesta pelo dom que está na pessoa e não pela "santificação" do instrumento. A virtude da pessoa pode impregnar o instrumento, mas, o instrumento em si não pode ser "ungido".

Levítico 5:11

"Porém, se em sua mão não houver recurso para duas rolas, ou dois pombinhos, então aquele que pecou trará como oferta a décima parte de um efa de flor de farinha, para expiação do pecado; não deitará sobre ela azeite nem lhe porá em cima o incenso, porquanto é expiação do pecado;"
Este ato acima tem um significado de sombras de coisas futuras, interpretação revelada, que, nos dias de hoje ainda ocorre, mas, não dessa forma "figurada", natural, que serviu de "aio" para nos conduzir a Cristo.
Enfim, não se usa óleo para ungir coisas dessa vida, pois, nada altera a situação e ainda, é erro e, insistindo no erro, peca e blasfema. Usar chifres com óleo, castiçais, etc, são coisas que não são do tempo da graça, essas coisas serviram no Velho Concerto para nos ensinar coisas espirituais ,sombras de coisas futuras eternas e, usar isso, nos tempos da graça, é anular o invisível e viver pelo que se vê, pela lei, sem entender a verdade de Cristo. São rituais inúteis. São coisas da lei do Velho Testamento.

Mas, sempre lembrando, todo o Velho Testamento não está anulado, está anulada a interpretação natural, da letra morta, carnal e, valendo apenas, para o Novo Testamento, a interpretação revelada, oculta em mistérios.

Tiago 5:14
"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;"
Ungir um doente com óleo, quer dizer, ungir pelo dom, pois, óleo da unção é "dom do Espírito Santo".

Parece incoerente aceitar a unção com óleo, sabendo que o óleo tem significado de coisas espirituais.

Mas, e se não houver dom em quem ministra?

Paz ao seu coração...

Sergio Luiz Brandão

6 comentários :

Anônimo disse...

Tiago 5:14
" Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; "
Você está deturpando a Palavra de Deus, Tiago escreveu - usado pelo Espirito santo - que deve-se ungir o enfermo com ÓLEO DE AZEITE, então, como você escreve aqui que não é coerente ungir com azeite?
Ah, faça - me o favor, não é verdade?
Estude e entenda a Palavra para depois escrever algo.

Bia Pereira disse...

Todos os estudos bíblicos desse blog, contém a Palavra revelada pelo Espírito Santo, se voce não entendeu, não vem mandando ir estudar, vai voce orar a Deus e pedir a ele que te dê entendimento para compreender tudo o que leu.
O triste é que só porque voce não compreende o texto, vem com a petulância de mandar o autor ir estudar, quando na verdade, é voce quem deve ir estudar e meditar na Palavra.

Robsonsantos disse...

O BIA não apela não,pois se você postou comentario em rede social ,você precisa estar preparada para opiniões contrarias,e no demais ,se com azeite ou sem azeite,é no nome do SENHOR JESUS que as coisas acontecem no novo testamento!!!!!!!!!

Bia Pereira disse...

Graça e paz.

Caro Robson,quando o povo de Deus aprender a consultá-lo sobre tudo o que ouve ou lê, iremos ver menos opiniões contrárias. Veremos um povo unido no mesmo Espírito, e não tantas divisões porque cada um tem sua versão errada da Palavra, cada um anda por um caminho diferente que parece ser o verdadeiro, mas na verdade não é, e sim somente um atalho para a perdição. As coisas de Deus precisam ser levadas a sério e não de qualquer maneira, na Palavra de Deus existe revelações espirituais que só são entendidas através do Espírito Santo de Deus, e por isso devemos colsultar a Deus em tudo. Quem consulta a Deus não fica no engano, não defende lobos e consegue enxergar o que a maioria não vê pois estão cegados pelos espíritos enganadores. Por isso, antes de alguém vir aqui afrontar aquilo que leu, peço que vá orar a Deus e pedir a ele que lhe revele se é verdade ou não, Deus não deixa seus filhos no engano, se eles realmente desejarem a verdade.

Anônimo disse...

Sabe deveria haver pelo menos um respeito mútuo, em tantas atividades existem diferenças, mas também há respeito! Para pessoa que escreveu o artigo fica aqui meu respeito pelo seu modo de pensar, mas tem coisas que acontecem só para quem tem fé! Nasci numa igreja que sempre descriminou a unção com óleo (azeite), falando que isto era exatamente o que foi dito, que são coisas do AT, mas dentro de mim comecei a Clamar a DEUS que queria ir além, queria conhecer mais do Poder de DEUS, era jovem com meus 17 Anos e fui excluído da igreja que frequentava só por ter este pensamento, querer mais de DEUS! Mas continuei a Jornada e realmente conheci o PODER de DEUS, e agora temos sim este hábito de ungir as coisas com azeite, inclusive as portas de onde fazemos cultos nos lares porque DEUS assim nos pediu em visão, e não é que uma casa que foi assaltada por várias vezes, depois que foi ungida as portas não conseguiram entrar, quebraram as fechaduras, mas a porta não abriu e quando o morador chegou encostou na porta a porta caiu no chão! Não pode ter sido uma coincidência. Bom outra vez foi um carro que a pessoa comprou e por muitas vezes do nada aparecia outros carros e ralava aqui, batia lá. Casada de fazer reparos levou para pessoa ungir com azeite e orar, uma dia este carro estava parado na rua (estacionado), veio um carro desgovernado bateu e estragou muito 2 carros que estavam antes desta vaga e três que estavam depois desta vaga, me explica isto! São vários outros testemunhos, acho que nem dá descrever tantos aqui, mas para finalizar é o testemunho de um traficante que foi passar dentro do território de outros traficantes e foram capturados, começaram a serem torturados e mortos um a um e quando chegou a vez deste traficante a pessoa que ía mata-lo pegou no cordão dele exatamente no pingente com escritura JESUS, aquele que ía mata-lo de um grito e começou a gritar fortemente que sua mão estava queimando e mandou este moço embora que não podia mata-lo, o pingente tinha sido ungido com azeite e oração uma semana e dado de presente por um amigo! Respeito você que escreveu, mas peço seu respeito, pois na minha própria vida já houve muitos testemunhos a respeito, então é fato! Não estou te criticando, e não pedi para acreditar, mas só acontece com quem crê, eu não cria, mas resolvi crer! Inclusive o testemunho do Traficante está no Youtube, se quiser ouvi-lo na integra, é só pedir o endereço no facebook Perfil: Ge Adoração (Geração de Adoradores). DEUS o(a) abençoe e guarde! 15.09.2013

Bia Pereira disse...

Caro Pr.Yamane, o autor do texto deixou a seguinte resposta para você:

Eu, Sergio creio, mas creio que o poder de Deus se manifesta por dons e virtudes e anjos que estão sobre e com um crente e não
precisa de algum material para proteção como amuleto. Esses testemunho são comuns e são unânimes em igrejas escravas da lei, amantes do mundo,
adoradores de falsos irmãos mercenários da fé.

Coitado do jovem que terá de viver para sempre com o pingente no pescoço acreditando que somente assim, com amuleto, terá proteção.
Isso é o caminho da idolatria, supertição, esoterismo e feitiçaria.

Aliás, essa tal de Geração de Adoradores é bem própria pois é idólatra e esotérica, com feitiçaria em seus cultos.

Se assim crê, por essa forma viverá.

Paz ao coração dos santos.
sergio

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens