11 abril 2011

É pecado ou abominação o cristão comer carne de porco nos dias de hoje ou isso era somente no Velho Testamento?



Resposta: Não sei se você leu alguns estudos do site, pois, a ênfase nele está exatamente sobre a questão: O Velho Testamento e o Novo Testamento.

Todo o Velho Testamento tem duas interpretações:
A
natural, conforme é comum a expressão, "interpretação pela letra", e, a outra, espiritual, que revela verdades eternas, a "interpretação revelada", que, na Bíblia, é chamada de "Sombras das Coisas Futuras".

Os apóstolos, para fundamentarem a igreja do Senhor Jesus e saberem como deveriam proceder, buscavam essa interpretação revelada, não a da letra, nas Escrituras do Velho Testamento, além das revelações diretas.
Um exemplo simples é o apóstolo Paulo fazer isso em 1 Timóteo 5:18, "Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário." quando, esse boi, ao qual se refere, é o obreiro, compreende?

Seria bom, se puder, ler as indicações nos "assuntos relacionados", abaixo.

Então, surge a questão da carne de porco, entre tantas outras questões que surgem que dependem dessa interpretação revelada, pois, se não fizer, estará adotando a interpretação da letra e muitas divagações, pois, pela interpretação natural, o homem entra no campo das opiniões e, assim, perde completamente o rumo para saber a verdade real.

Na Bíblia, temos as passagens:

-Levítico 11:7
"Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não remói; este vos será por imundo."

-Deuteronômio 14:7 e 8
"Porém estes não comereis... Nem o porco, porque tem unha fendida mas não remói; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis no seu cadáver."


-Isaías 65:4
"Assentando-se junto às sepulturas, e passando as noites junto aos lugares secretos; comendo carne de porco e caldo de cousas abomináveis nos seus vasos."

-Isaías 66:3
"O que mata um boi é como o que fere um homem; o que sacrifica um cordeiro, como o que degola um cão; o que oferece uma oblação, como o que oferece sangue de porco; o que queima incenso, como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma toma prazer nas suas abominações."

-Isaías 66:17
"Os que santificam e se purificam nos jardins uns após outros, os que comem carne de porco, e a abominação, e o rato, juntamente serão consumidos, diz o Senhor."
-Mateus 7:6
"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés, e, voltando-se, vos despedacem."

- Mateus 8:30, 31 e 32
"E andava pastando distante deles uma grande manada de porcos;
E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos.
E ele lhe disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos, e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas."


-Lucas 15:15 e 16
"E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada."


Em todos os versículos bíblicos acima, há interpretação revelada, mas, agora, não farei isso de modo abrangente.

O porco e sua carne, como figura de coisas espirituais, diz respeito à sabedoria deste mundo, que são gordos e inchados por gordura da corrupção, imundície, prostituição, deleites, glórias nas coisas dessa vida, sem Deus.

A carne, sangue e gordura do porco não servem como sacrifício, oblação ou oferta no altar de Deus porque é imunda.

Não há pecado em comer a carne do porco, mas, há pecado em alimentar-se (pelo ouvido ou leitura) do conhecimento daqueles que são porcos espirituais e praticá-los, porque o mundo aprova (espírito do mundo).
Por isso, também, a carne de porco, para ser servida como alimento natural, precisa de muitos cuidados especiais, para que se destrua o mau que há nela. Compreende o que digo?

O porco, por si só já é morto espiritualmente. Essa é a principal morte.
Se um crente se alimentar de um "porco espiritual", certamente ficará doente (corrompido) e isso poderá lhe causar a morte espiritual, a perdição eterna.

Por isso, Deus diz que é abominação, ao mesmo nível que a idolatria, feitiçaria e outros atos.
 

Uma pausa ...
Não sei como, mas, alguns conseguem colocar a "abominação" em diversos níveis, tipo: tal ato é menos abominável que outro ... isso é coisa de  "Bíblia científica, teologia ...". Haveria diferença entre adorar um ídolo (demônio) e serví-lo e adorar os ensinos de um "porco espiritual"? É a mesma coisa de modo diferente.

Um exemplo que me vem agora e, já escrevi neste site sobre isso, o caso de alguns líderes "evangélicos" ensinando que o importante é que a música seja bonita, pode ser evangélica, mpb, orquestrada, sertaneja, ... enfim.
Nisso, o santo e o profano estão igualados.
A carne do Cordeiro - Cristo - e, a carne do porco - Satanás -, estão no mesmo nível.
O sangue do Cordeiro - Cristo - e, o sangue do porco - Satanás -, estão no mesmo nível.
A inspiração do Espírito Santo e a inspiração do espírito deste mundo estão no mesmo nível.
Um é celestial, santo e puro, o outro é terreno, diabólico e imundo. Compreende a dimensão desse ensino abominável?

Misturar Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, com livros de outras "crenças ou seitas", conforme algumas fazem, pois, adotam a Bíblia Sagrada e mais um "outro livro", como fundamentos das suas doutrinas, isso também é "carne de porco".
A Bíblia Sagrada ou o nome de Jesus é só a isca para você comer nessa mesa imunda.

Misturar Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, com ciência de homens, tipo psicologia, também é, espiritualmente, "carne de porco".
Não confundir médico que cuida da parte física, com psicólogo, que cuida de coisas espirituais (conforme a sabedoria do homem e, não segundo Deus).

Deus Pai não divide sua glória com Satanás e homens.
Deus Pai dá sua glória somente aos filhos que vivem e andam pela sua Palavra e imitam Cristo.

Por isso, um filho de Deus, SOMENTE se alimenta da Palavra de Deus e, não, de filosofias, ensino bíblico científico (teologia da prosperidade e outras aberrações ...), sabedoria de homens, assuntos fúteis das "coisas dessa vida", ou "palavras bonitinhas" de outras "crenças".

Quem tem entendimento, entenda. (Quem tem ouvidos, ouça)

Encontrei esse texto na internet:
"Cuidado ao ingerir a carne de porco, ela pode estar infectada. A neurocisticercose é uma doença que ocorre quando a pessoa ingere carne de porco infectada pela Taenia solium (solitária).
Esse verme produz ovos que podem se alojar e crescer em vários órgãos e também no cérebro, onde causa crises epiléticas. A carne dos porcos em abatedouros clandestinos e sem nenhum cuidado com a higiene tem esse verme, capaz de resistir, inclusive, ao cozimento. Por isso, é recomendável adquirir carne de comerciantes fiscalizados, vinda de abatedouros inspecionados pelos serviços de vigilância sanitária." 


Paz ao seu coração. 

Sergio Luiz Brandão

17 comentários :

Alexandre disse...

Enfim, o que realmnte precisa ser identificado é se carne de porco é proibido ou não (pecado ou não) , Gostaria de uma explicação de AT 10:10-16 e Mateus 5:17-19 .

Anônimo disse...

essa mensagem é para os verdadeiros filhos de DEUS que estão esperando com toda alegria no coraçao DEUS ESPERA O MELHOR de nós porisso vamos ajir com sabedoria A VIDA É MUITO BELA PARA QUEM SABE VIVER então pratiquem a verdade ISSO SÓ SABEM DESTINGUIR OS VERDADEIROS ADORADORES DO DEUS VIVO FIQUEM COM DEUS MEUS AMADOS IRMÃOS QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS!

Anônimo disse...

acho que se deus proibe ja e o bastante um dos mandamentos diz nao matar especificamente nao matar sooooo nem gente nem animal nem nada q represente vida nao matar....

Bia Pereira disse...

Anônimo, não confunda as coisas, Deus não proibe matar os animais para comer,embora muitos pratiquem isso com extrema crueldade, infelizmente isso acontece, mas não é errado comer a carne dos animais que Deus deixou para se comer. Deus disse: não matarás, mas foi para as pessoas e não para os animais pois já é da natureza deles matarem-se uns aos outros para se alimentarem.

Anônimo disse...

Concordo com o Mauricio!Jesus nos deixou a nova alianca apos sua ressureicao o VT era a antiga alianca,ou seja, a lei, a qual ja foi cumprida por Jesus,hoje vivemos pela graça e é por ela que somos salvos e nao pelas obras!As leis nao sao para nos!O VT é como um livro de história que nos mostra como foi que os profetas anunciaram a vinda do Mestre Jesus e nos mostra a vida dos Herois da Fé para servirem de exemplos para nós!Podemos comer bacon,presunto,linguica e td mais!Pois o Sr ja purificou td!Paz do td poderoso Deus!

Talita disse...

Pessoal, na minha opinião, não há problema nenhum em comer carne de porco, pois o próprio Cristo diz: "E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem."
Marcos 7:18-23
Daqui a pouco vai haver cristão que não mais comerão maçã, pois "foi através dela que o primeiro homem cometeu o pecado"

Anônimo disse...

Gostaria de saber é ou não pecado comer a carne de porco? ajs1302@hotmail.com

Unknown disse...

paz e graça ,li e reli e ainda tenho duvidas .pode por favor me explicar se é ou nao pecado comer carne de porco

Bia Pereira disse...

Paz do Senhor Jesus Lilian, é um prazer sua visita em meu blog.

Minha amada, não é pecado comer carne de porco, desde que voce tenha alguns cuidados com ela, assim como diz esse texto:

"Cuidado ao ingerir a carne de porco, ela pode estar infectada. A neurocisticercose é uma doença que ocorre quando a pessoa ingere carne de porco infectada pela Taenia solium (solitária). Esse verme produz ovos que podem se alojar e crescer em vários órgãos e também no cérebro, onde causa crises epiléticas. A carne dos porcos em abatedouros clandestinos e sem nenhum cuidado com a higiene tem esse verme, capaz de resistir, inclusive, ao cozimento. Por isso, é recomendável adquirir carne de comerciantes fiscalizados, vinda de abatedouros inspecionados pelos serviços de vigilância sanitária."

Tendo esses cuidados voce pode consumí-la sem receio nenhum. Veja:

NÃO HÁ PECADO EM COMER A CARNE DO PORCO.

Mas, há pecado em alimentar-se
(pelo ouvido ou leitura) do conhecimento daqueles que são porcos espirituais e praticá-los, porque o mundo aprova (espírito do mundo). Por isso, também, a carne de porco, para ser servida como alimento natural, precisa de muitos cuidados especiais, para que se destrua o mau que há nela. Compreende o que digo?

Porcos espirituais são aqueles que ensinam um falso evangelho, que usam e abusam de ovelhas sem entendimento da Palavra, que as usam para seus luxos e prazeres mundanos.

Por isso o texto diz que não é pecado comer carne de porco, mas sim, é pecado, ficar se alimentando de um falso evangelho, ensinado por porcos espirituais.

Misturar Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, com livros de outras "crenças ou seitas", conforme algumas fazem, pois, adotam a Bíblia Sagrada e mais um "outro livro", como fundamentos das suas doutrinas, isso também é "carne de porco". A Bíblia Sagrada ou o nome de Jesus é só a isca para você comer nessa mesa imunda.

Misturar Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, com ciência de homens, tipo psicologia, também é, espiritualmente, "carne de porco". Não confundir médico que cuida da parte física, com psicólogo, que cuida de coisas espirituais (conforme a sabedoria do homem e, não segundo Deus).

Deus Pai não divide sua glória com Satanás e homens. Deus Pai dá sua glória somente aos filhos que vivem e andam pela sua Palavra e imitam Cristo.

Por isso, um filho de Deus, SOMENTE se alimenta da Palavra de Deus e, não, de filosofias, ensino bíblico científico (teologia da prosperidade e outras aberrações ...), sabedoria de homens, assuntos fúteis das "coisas dessa vida", ou "palavras bonitinhas" de outras "crenças".

Espero que entenda essa explicação, caso não entenda escreva-me e terei grande prazer em ajudá-la. Eis meu email:
santificaivos@bol.com.br

Anônimo disse...

Cristãos não são Judeus!

As leis do Velho Testamento eram(e ainda são) para os judeus.
Os cristãos foram eleitos pela GRAÇA de Jesus Cristo e não estamos sujeitos a lei de Moisés.
Na antiguidade, houve grande discussão acerca da lei de Moisés aos gentios(nós) que pode ser lido em ATOS 15:1-11.
E a recomendação do apóstolo Paulo está em ATOS:19-20 ou:
"...que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue"
Então, podemos SIM comer carne de porco ou qualquer outra que quisermos, contanto que a carne tenha sido sangrada e o animal não tenha sido morto destroncado.

vinicius disse...

Como que pode as pessoas ser tão inocentes assim, falando q o velho testamento não serve kkkkkkkkk acesse esse link pra ver as asneias q falam http://www.osdezmandamentos.com.br/estudos/estudos_4.html

de certo qual era a Biblia q Jesus usava na sua época, claro q era o velho testamento.Me respondem outra coisa, pq Deus não aceitou o sacrificio de Caim q era muito mais saudavel e aceitou o de Abel?
O q Deus quer da gente é Obediencia apenas isso, não desculpas.

Bia Pereira disse...

Caro Vinicius, Jesus cumpriu toda a lei, o antigo testamento para os salvos que estão na graça, tem interpretação espiritual e não mais a interpretação pela letra. Porque a revelação vem pelo Espírito Santo.
O sábado natural era guardado, mas hoje o sábado tem revelação espiritual pois é o sábado eterno, onde de tudo se descansará, não se guarda mais o sábado natural, pois ele se tornou espiritual.

O sacrifício de Caim não foi aceito, não foi por causa da oferta, mas sim por causa do que ele era por dentro, aquilo que somente Deus conhecia, como diz a Palavra:

1 João 3:11,12
Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

Caim foi reprovado por aquilo que ele era por dentro, aquilo que Deus conhecia nele, e isso foi confirmado quando matou seu irmão.

O povo briga pois cada um quer interpretar a Palavra de Deus do seu modo, e pelo modo carnal e não espiritual, pois ainda fazem as obras da lei, guardam sábado, mulheres usam véu, usam o dízimo, e sabemos que pela lei nenhuma carne será justificada. Os que vivem pela lei, jamais crerão na revelação espiritual da Palavra pois não aceitam a justiça de Deus, são como os judeus que não aceitaram que a lei se cumpriria em Cristo por isso o mataram.

Cuidado porque Gálatas 4:21-31 diz que os que vivem pela lei são escravos e os escravos não herdarão a vida eterna, somente os filhos herdarão a vida eterna.

Anônimo disse...

Quero que quem diz que o velho testamento foi abolido me nostre na biblia que ai sim eu acredito por que ate agora eu nao vi,como poderiamos saber o que existiu na antiguidade se nao fosse o velho testamento,em mateus 5,17 diz que ate que o ceu ea terra passe nem um jota nem um til se omitira.a paz de para tds

Bia Pereira disse...

Poderia pelo menos se identificar, todos aqui nesse mundo tem um nome e não é certo publicar comentários como anônimo, principalmente se a pessoa se diz ser um filho de Deus.

Você disse que a lei não foi anulada, bem, Cristo cumpriu TODA a lei, depois que ele morreu e ressuscitou, pelo Espírito Santo trouxe uma nova interpretação para a Palavra de Deus, a interpretação espiritual. Se interpretar as leis como homem natural, vai errar e muito porque continuará a viver pela lei do amor condicional, e terá que obedecer a 613 ordenanças que foram dadas ao povo de Israel. Mas, se foi salvo pela graça do amor incondicional de Jesus Cristo, está livre da obrigação da lei, não será mais amaldiçoado pela lei e nem escravo como Agar e Ismael, mas sim será livre como Abraão e Sara e terá a lei de Deus escrita em seu coração, pelo amor que ele lhe deu mandando seu Filho morrer por você. Medite nisso...

João disse...

Gostaria da sua interpretação sobre Lucas 23:56 "Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamo. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento."
Será que Jesus não avisou as mulheres que o acompanhavam sobre a guarda do sábado?!
Em Mateus 5: 17, 18 e 19, Jesus disse que não veio revogar a Lei e os Profetas, mas cumprir (completá-lo), então, a letra continua valer. Jesus, Paulo e os outros discípulos eram Judeus, portanto, eles jamais comeram carne de porco. Como Jesus é o nosso modelo, não devemos comer carne de porco.

Bia Pereira disse...

Caro João, para que você possa entender sobre a lei, sua interpretação espiritual, é preciso que você entenda primeiro sobre as sombras das coisas futuras, tudo o que é figura na lei para entendimento espiritual hoje, para todos os que vivem na graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que vivem pelo amor incondicional da graça e não pelo amor condicional da lei.
Leia este texto, e qualquer dúvida, me escreva que terei imenso prazer em lhe ajudar.
O texto tem o seguinte título: "Guardar o sábado da lei de Moisés"
basta colocar na busca do blog que você encontra.
Paz ao seu coração.

Anônimo disse...

Ela perguntou algo simples... Se a biblia condena certos tipos de alimentos, entao nao o coma.. porque Deus em sua sabedoria sabe o que faz.

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens