Onde e como é o ministério das mulheres na igreja?
Porque Deus criou primeiro Adão?
Porque apenas homens tomavam a frente da família e obra?
Vamos meditar na Palavra do Senhor e considerar algumas partes resumidamente, visto que é muito amplo o tema, Deus nos ajude em tudo.
Primeira parte da Palavra que trago diz:
1 Timóteo 2
"13. Porque primeiro foi formado Adão, DEPOIS EVA.
14. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão."
Vejamos como foi a criação da mulher que representa a igreja, aquela de onde nasce os filhos aqui na terra.
Primeiro a Palavra afirma que Deus fez o homem à sua imagem e semelhança, homem e mulher os fez, dando a entender que ambos foram criados juntos, mas o capítulo 2 de Gênesis dá os detalhes de cada passo, coisa que o capítulo 1 não faz, vejamos:
Gênesis 1
"26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
27. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
Vemos algo bem sutil já no Capitulo 1 onde diz façamos o homem, depois cita a mulher no finalzinho do versículo 27, em Gênesis 2, falando dos detalhes de como tudo aconteceu diz:
Gênesis 2
"7. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
8. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado."
Aqui no capítulo 2, fica claro que esse homem que Deus criou do barro foi Adão sozinho e não com Eva juntamente com ele, entende? A mulher teve um propósito para algo, assim como a igreja que é a realidade da mulher, também, depois que Deus criou Adão, algo faltava para que também a raça dos semelhantes a Deus segundo sua imagem também se multiplicasse, aí então entra Eva:
Gênesis 2
"18. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele."
A Palavra deixa claro que Adão estava sozinho e estando sozinho seria impossível crescer e multiplicar gerando outros à imagem de Deus, LOGO, crescer e multiplicar seria algo como Deus falando antecipado mesmo sem ainda existir Eva, entende?
Uma das autoridades de Adão antes mesmo de Eva existir, foi primeiro SABER quem era seu Criador, Adão tem várias responsabilidades, de princípio tudo que havia sido criado estava debaixo de sua autoridade, antes mesmo de Eva vir, entende? Exemplo, foi Adão que nomeou os animais.
Gênesis 2
"19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Versículo 18, Deus fala que o homem estava só e que isso não era bom, nos versículos 19 e 20, ainda o homem estava sozinho já fazendo a obra, executando tarefas sem alguém para lhe ajudar, então nos versículos 21 a 24 diz:
Gênesis 2
"21. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma de suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou a mulher, e trouxe-a a Adão.
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."
Vemos com isso que, podemos entender como foi feito a criação do homem e da mulher, aos poucos descobrimos suas responsabilidades.
Desde já adianto que, a figura de duas partes repetidas por Paulo onde diz: Deixará o homem Pai e Mãe, e outra onde diz: O homem não foi feito por causa da mulher, mas a mulher foi feita por causa do homem, são duas revelações contidas na criação do homem e da mulher e, a união de ambos seguindo a ordem natural, mas representando algo espiritual, entende?
Quanto a Eva diz Deus, que ela seria ajudadora idônea.
Significado de idôneo:
Que se adequa; que serve perfeitamente ao propósito que se refere.
Que demonstra aptidão e capacidade para ocupar determinados cargos, para realizar determinadas tarefas etc, apto e competente. Considerado moralmente certo; honesto, íntegro.
Ajudadora é o feminino de ajudador.
Significado de ajudador:
Que ajuda; capaz de ajudar, de oferecer auxílio. Aquele que oferece ajuda: os ajudadores da obra.
Falando um pouco de Sombras de Coisas Futuras, Paulo diz:
Efésios 5
"31. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.
32. Grande é este mistério; digo-o porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido."
Paulo deixou claro que quando foi citado por Deus, deixará o homem a seu pai e sua mãe, esse mandamento era falado do homem no singular, sem se referir à sua mulher, entende? Por isso ele disse essa palavra é um GRANDE MISTÉRIO, ou seja, tem algo oculto que precisa ser revelado, aí deixará de ser um mistério, entende?
Voltando para as figuras de Eva e Adão e sua criação, casamento = união em uma só carne mesmo havendo dois, também vimos que o homem deixaria Pai e Mãe, usarei as duas partes que falei das Sombras das Coisas futuras já relatadas acima onde disse:
Deixará o homem Pai e Mãe, e outra onde diz: O homem não foi feito por causa da mulher, mas a mulher foi feita por causa do homem.
Meditamos na primeira parte: deixará o HOMEM Pai e Mãe, podemos considerar e perguntar quem foi o Pai e a Mãe que Adão deixou?
Paulo nos dá pistas para entendermos essa revelação quando diz:
Gálatas 4
"26. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós."
Se é dito que a Jerusalém de CIMA é mãe, quem é o Pai? Resposta: Deus.
Logo quem deixou Pai e Mãe para unir-se à mulher foi Jesus e não Adão, a Palavra foi dirigida para Adão, que é figura daquele que haveria de vir, no caso Jesus, entende?
A primeira parte foi resumidamente confirmada e revelada, vejamos a segunda.
O HOMEM não foi criado ou feito por causa da mulher, mas a mulher foi criada por causa do homem, para lhe ajudar, sendo idônea.
Lendo Paulo falando em 1 Coríntios 11 ele diz:
"3. Mas quero que saibais que Cristo é o cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo."
1 Coríntios 11
"8. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
9. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem."
Se atentarmos para até mesmo o modo natural saberemos que quem rege o corpo humano é a cabeça, todas as funcionalidades são direcionadas a partir da cabeça para o corpo, logo CABEÇA tem o sentido de autoridade sobre algo, entende? LOGO a autoridade sobre Cristo é Deus, sobre a mulher é o homem, sobre o homem é Cristo.
Um dos agravantes da queda de Eva pela cobiça que ela teve, deixando se iludir e se enganar, coisa que Adão não fez, foi QUE o desejo dela seria para seu marido e ele a dominaria, pois a Palavra diz claramente Eva foi enganada, Adão não foi enganado. Adão não teve cobiça, Adão comeu do fruto voluntariamente sem esperar nada em troca, Adão sabia do seu erro, mas Adão sabia que sua esposa já tinha comido e sabia que Deus tinha dito que quem comesse morreria, logo Eva morreria sozinha se Adão não comesse, mas eram um só corpo, a mulher foi criada para ajudá-lo entende? Nessa situação Adão sendo figura de Cristo tomou também a culpa de sua esposa e morreria por ela.
Vejamos a Palavra:
1 Timóteo 2
"14. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão."
Gênesis 3
"16. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará."
Esse desejo da mulher para o marido, como o marido tendo domínio sobre a mulher, diz respeito a duas partes: Modo NATURAL e modo espiritual.
O modo natural está no âmbito da família onde o homem exerce autoridade sobre todos, esposa e filhos, e na ausência do esposo, como ajudadora idônea, a mulher toma a autoridade da casa.
Já no modo espiritual, Jesus domina a Igreja, representada pela mulher, onde Jesus que é o marido domina todos, tanto a igreja = mulher, como os que são gerados nela = convertidos, pois todos são a igreja = Corpo de Cristo que É o cabeça, a autoridade sobre todos da casa = igreja, entende? Na ausência "entre aspas", ou seja, quando o Senhor não se manifesta claramente em alguma circunstância.
Na obra, a igreja = esposa executa autoridade deixada pelo marido Jesus, fazendo suas obrigações de ajudadora do esposo, a mulher Eva ajudava Adão, a igreja ajuda Jesus o segundo Adão.
A igreja assim como Eva = mulher, foi criada por Deus para ser aquela que gera filhos para Deus e seu Reino, estando sempre submissa ao Senhor e se marido, ir contra o Senhor, sempre irá gerar consequências, tanto no modo natural esposa da casa natural, quanto no modo espiritual igreja, entende?
A igreja é aquela que gera filhos para Deus vivendo sempre para louvor e glória do marido Deus, sendo sempre sujeita a Ele.
A mulher esposa, vive sempre com sujeição ao seu marido lhe dirigindo honra, assim como a igreja faz com Jesus seu Senhor.
Sabendo que cabe a cada parte falando desde o princípio de quem foi Adão e Eva e suas responsabilidades e autoridades, ficando esclarecido que Eva representa a igreja e Adão representa Cristo.
Fica mais claro entender porque Deus desde o início, não delegou responsabilidade à mulher como líder da casa natural ou espiritual, visto que se a mulher tomar a autoridade sobre o homem em algum aspecto da obra, seria a mesma coisa de dizer que Adão não tem a autoridade que Deus deu a ele, Jesus existia nos céus antes de tudo ser criado, ele é o primeiro de tudo assim como foi Adão aqui na terra, o Reino dos céus tem princípios eternos que foram manifestados aqui na terra e que não podem ser abalados, colocar a mulher na frente da obra é dizer em entendimento revelado, que a a igreja pode ter autoridade sobre Jesus, entende esse perigo? Hoje vemos muitos que se dizem crentes, muitas denominações que se dizem igreja, tomarem a autoridade passando por cima dos mandamentos de Cristo, agindo com autonomia, quebrando a autoridade do Senhor da igreja, assim como muitas mulheres fazem na própria casa, agindo contra os mandamentos de Jesus onde diz através da Palavra que o homem é que tem o governo no seu lar.
Entramos então em revelações e ações diretas de Deus onde ele levanta homens para apascentar rebanhos, irei relatar os sacerdotes levitas, apóstolos, diáconos, Salvador Jesus, Deus Pai, vejamos:
Números 3
"5. E falou o Senhor a Moisés dizendo:
6. Faze chegar a tribo de Levi, e põe-na diante de Arão, o sacerdote, para que o sirvam,
7. E tenham cuidado da sua guarda, e da guarda de toda a congregação, diante da tenda da congregação, para administrar o ministério do tabernáculo.
...
9. Darás, pois, os levitas a Arão e a seus filhos; dentre os filhos de Israel lhes são dados em dádiva.
10. Mas a Arão e seus filhos ordenarás que guardem o seu sacerdócio, e o estranho que se chegar morrerá.
11. E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
12. E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus."
Vemos ainda que tenha muitas tribos, no caso 12, apenas uma tribo FOI separada do meio dos irmãos, e APENAS homens pertenciam ao Sacerdócio, mostrando assim, que desde o início, as figuras do homem e da mulher estavam sendo estabelecidas por Deus.
Jesus separa 12 apóstolos, vejamos:
Lucas 6
"12. E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.
13. E quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:
14. Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Felipe e Bartolomeu;
15. Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
16. E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor."
Atos 6
"3. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
5. E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanos, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
6. E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos."
Veremos as partes dos presbíteros na igreja, onde requisitos foram estabelecidos sendo usada a revelação de autoridade delegada desde o princípio do mundo, e que perdurou até os tempos dos apóstolos e cremos como Deus não muda, que até hoje devemos obedecer, sendo todos da igreja sujeitos aos mandamentos do Senhor.
1 Timóteo 3
"2. Convém que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.
3. Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
4. Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
5. (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)."
Tito1
"5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6. Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;"
Segundo a palavra de Deus fica estabelecido que NÃO foi dado autoridade à mulher para líder nem da própria casa e nem da igreja, ficando restrito essa parte aos homens, são dezenas de passagens e ordens dadas por Deus desde a criação do homem, sobre a liderança, e não foi dada por Deus à mulher, tal liderança, isso não quer dizer que a mulher não faça nada na obra, a COBIÇA da mulher de querer a todo custo ser igual ao homem é derrubada até mesmo de modo natural, visto que seu corpo físico é totalmente diferente do homem, em questão hormonal, física, sentimental, biológica, gestacional, etc, negar isso é negar a própria natureza assim como negar tudo que desde o princípio foi confirmado por Deus, pois nossa existência é um reflexo das coisas do céu, seja casamento, autoridades, ordem, etc.
Para refletir. Porque Paulo afirmou tais palavras abaixo?
1 Timóteo 2
"12. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
13. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
14. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão."
1 Coríntios 14
"34. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
35. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja."
Efésios 5
"22. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;"
Colossenses 3
"18. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor."
Provérbios 12
"4. A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos."
Então, o que as mulheres podem fazer na obra?
Tito 2
"3. As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem;
4. Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
5. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
6. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
7. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
8. Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós."
1 Pedro 3
"1. Semelhantemente, vós mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
2. Considerando a vossa vida casta, em temor.
3. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
4. Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
5. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
6. Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto."
1 Timóteo 3
"11. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo."
O governo da igreja é do Senhor Jesus, o governo da casa, do homem, a não ser que o homem não esteja, entende? Aí a esposa toma a responsabilidade.
1 Timóteo 5
"14. Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer;"
1 Coríntios 11
"5. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada."
Se a mulher não reconhece ou não crê que do Senhor veio o mandamento do homem governar sua casa, então mostre pela palavra onde se baseia sua opinião.
Mas a mulher estando sujeita ao Senhor, e ao marido se for casada, tem liberdade de orar, profetizar, repreender, zelar pela obra, ajudar na obra, aconselhar, ensinar não crentes, ensinar os filhos, fazer a obra de Deus para o marido desobediente, evangelizar, repreender o mal, apascentar mulheres mais jovens, sendo ajudadora idônea do seu marido em tudo.
Para finalizar uso as palavras de Paulo onde ele diz:
"Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore."
1 Coríntios 37,38
A paz e a graça do Senhor a todos.
Fábio Barros
Semelhantemente,
vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que
também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres
sejam ganhos sem palavra;
1 Pedro 3:1Semelhantemente,
vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que
também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres
sejam ganhos sem palavra;
1 Pedro 3:1Semelhantemente,
vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que
também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres
sejam ganhos sem palavra;
1 Pedro 3:1Semelhantemente, vós,
mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à
palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra
Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na
compostura dos vestidos;
Mas o homem
encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que
é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam
em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor;
da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
1 Pedro 3:1-6
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
1 Timóteo 3:11
O
governo da igreja é do SENHOR Jesus, o governo da casa, do homem, a não ser que
o homem não esteja, entendi? Ai a esposa toma a responsabilidade
Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao
adversário de
maldizer;
1 Timóteo 5:14
Mas toda a mulher que ora ou
profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse
rapada.
1 Coríntios 11:5
Se a
mulher não reconhece ou não crer que do Senhor veio o mandamento do homem
governar sua casa! Então mostre pela palavra onde se baseia sua opinião,
entendi?
Mas
mulher estando Sujeita ao SENHOR e ao marido se for casada, tem liberdade de
orar, profetizar, repreender, zelar pela obra, ajudar na obra, aconselhar,
ensinar não crentes, ensinar os filhos, fazer a obra de Deus para o marido
desobediente, evangelizar, repreender o mal, apascentar mulheres mais jovens,
sendo ajudadora Idônea ao seu marido em tudo!
Para finalizar uso as palavras de Paulo onde diz;
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são
mandamentos do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
1 Coríntios 14:37,38
A paz e graça
do Senhor a todos
Fábio Barros
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam
em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor;
da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
1 Pedro 3:1-6
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
1 Timóteo 3:11
O
governo da igreja é do SENHOR Jesus, o governo da casa, do homem, a não ser que
o homem não esteja, entendi? Ai a esposa toma a responsabilidade
Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao
adversário de
maldizer;
1 Timóteo 5:14
Mas toda a mulher que ora ou
profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse
rapada.
1 Coríntios 11:5
Se a
mulher não reconhece ou não crer que do Senhor veio o mandamento do homem
governar sua casa! Então mostre pela palavra onde se baseia sua opinião,
entendi?
Mas
mulher estando Sujeita ao SENHOR e ao marido se for casada, tem liberdade de
orar, profetizar, repreender, zelar pela obra, ajudar na obra, aconselhar,
ensinar não crentes, ensinar os filhos, fazer a obra de Deus para o marido
desobediente, evangelizar, repreender o mal, apascentar mulheres mais jovens,
sendo ajudadora Idônea ao seu marido em tudo!
Para finalizar uso as palavras de Paulo onde diz;
Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são
mandamentos do Senhor.
Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
1 Coríntios 14:37,38
A paz e graça
do Senhor a todos
Fábio Barros
Nenhum comentário :
Postar um comentário