Números 20:1-13
1 Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.
2 E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
3 E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor!
4 E por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?
5 E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.
6 Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do Senhor lhes apareceu.
7 E o Senhor falou a Moisés dizendo:
8 Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
9 Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.
10 E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11 Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
12 E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
13 Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles.
Meditação sobre essa Palavra:
Em muitos textos que vemos pela internet, lemos que Moisés não entrou na terra prometida porque feriu a Rocha, mas esse ensino está errado pois não foi esse o motivo que impediu Moisés de entrar.
No próprio texto diz o motivo e há outros textos que confirmam mais ainda.
Moisés fez algo que o impediu de entrar na terra prometida, tanto ele quanto Arão e não foi por ferir a rocha ou bater duas vezes com dizem. No versículo 12 diz o motivo, mas tem mais detalhes em outros lugares da Palavra de Deus.
Em Meribá, Deus diz para Moisés tomar a vara (Êxodo 17:5) e ferir a rocha (17:6).
Em Refidim Deus manda novamente que Moisés tome a vara e fale à rocha (Números 20:3).
Moisés então, levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes (Números 20:11).
Deus chega a Moisés e Arão e afirma algo tremendamente duro, fica até difícil de ser entendido o porque. Veja o que Deus diz em Nùmeros 20:12
Porquanto não crestes em mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não introduzirás esta congregação na terra que lhes tenho dado.
No livro de Deuteronômio encontramos uma repetição do que Deus falou, desta vez com mais detalhes, Deuteronômio 32:51:
Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.
A primeira coisa que entendemos é que o problema maior foi o de Moisés e Arão não santificarem a Deus, o que significa deixar de dar-lhe glória por algum motivo.
Outra coisa que também entendemos é que na segunda vez Deus mandou Moisés tomar a vara. Se não fosse para ferir a rocha pela segunda vez, para quê tomar a vara? Se fosse apenas para falar, não haveria qualquer necessidade de Deus mesmo mandar Moisés tomar a vara.
Quanto a ter ferido a rocha uma ou duas vezes, (e as duas vezes indicam provavelmente uma certa dose de ira), não vem tanto ao caso porque Deus não se refere a tal.
O problema, como já dissemos, foi mais profundo, algo mais sério. A Palavra mostra sem sombra de dúvidas o que sucedeu. Antes de vermos diretamente o texto, vamos ver outra passagem sobre o mesmo assunto que se encontra em Salmos 106:32-33
Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles;
Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios.
Vê como o caso foi relacionado como o FALAR IMPRUDENTEMENTE? Tem a ver com algo que Moisés FALOU pela segunda vez.
Em Números 20:10 se reconhece facilmente o que aconteceu:
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Vemos aqui uma expressão egoísta: “Tiraremos” , e uma dúvida: “Porventura” , também uma total ausência de glória devida a Deus, a expressão real deveria ser tal como: “Com certeza Deus tirará água desta rocha para vós”.
Moisés e Arão foram impedidos por Deus de entrarem na terra prometida por causa das palavras de Moisés e não por ter ferido duas vezes a rocha.
Na verdade as palavras de Moisés e não de Arão, foram o motivo e Moisés por usar o plural “tiraremos”, ou seja, incluiu Arão nas palavras imprudentes, fez com que os dois ficassem culpados de não crerem na Palavra, por isso Deus diz em Números 20:12:
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
lembra da Palavra do Senhor Jesus quando disse que os fariseus percorriam terra e mar para fazer um prosélito? Prosélito significa discípulo, Jesus afirmou que esse prosélito foi corrompido pelo líder,
Lembra que Paulo aconselhou Timóteo a ter cuidado com a doutrina? Essa Palavra está em 1 Timóteo 4:16:
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
Paulo diz que o cuidado, o verdadeiro ensino salvaria tanto a ele mesmo quanto aos que o ouvissem, ou seja, um ensino pode trazer salvação mas pode trazer também condenação, se não houver zelo com a Palavra de Deus.
Fabio Barros
Nenhum comentário :
Postar um comentário