21 outubro 2025

A Fé e a Força que Encontramos em Deus.

 

Hebreus 11

1. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. 

2. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.

3. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

4. Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

5. Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

6. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

7. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

8. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.

9. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.

10. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.

11. Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.

12. Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

13. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

14. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.

15. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.

16. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.

17. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.

18. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;

19. E daí também em figura ele o recobrou.

20. Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras.

21. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.

22. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.

23. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

24. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,

25. Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;

26. Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

27. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

28. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.

29. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

30. Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias.

31. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.

32. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,

33. Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

34. Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

35. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;

36. E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.

37. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados

38. (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.
39. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa,

40. Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados."


Quero enfatizar os versículos 33 e 34 que diz:
"33. Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
34. Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos."

Sei que as vezes, por inúmeras razões, ficamos fracos, nos sentimos sem forças para prosseguir, isso é comum, entre os filhos de Deus que se encontram nesse mundo de trevas, de dor, de opressão e de lutas espirituais constantes.

Mas é nessa hora que devemos mais e mais buscar em Deus, forças para continuar, clamar a Deus por ajuda, para que ele renove as nossas forças e nos dê condições para continuarmos. 

Busque também na Palavra de Deus, alimento para o seu espírito se fortalecer, pois a Palavra é viva e eficaz, a Palavra é nosso alimento, ela alimenta nosso espírito e revigora as nossas forças, ela vem da boca de Deus para o nosso coração.

No Salmo 18:2 diz:
"O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio."

Vivemos no tempo da grande apostasia das igrejas que se dizem de Deus, vivemos nos tempos da multiplicação do pecado como diz em Mateus 24:11-13:
"11. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
12. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
13. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."

Aqui vemos a Palavra falando dos tempos em que estamos vivendo hoje, esse amor esfriando significa no meio dos crentes, o desânimo de continuar no caminho, das lutas e pelejas, do pecado multiplicando e de sentirmos o horror deste mundo tenebroso, de tantas coisas ruins que tem aparecido não somente em nosso país, como também no mundo inteiro, há uma grande luta no mundo espiritual, o mal querendo destruir o que é bom, querendo perverter as nossas crianças e é tão descarado que já não escondem mais nada,
 
Mas no versículo 13 diz: 
''13. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo."

Perseverar em tudo para ficar firme e não perecer no caminho, o alvo lá na frente é a vitória por Cristo e a recompensa de estar com Deus e com nosso Senhor.

Salmo 18:32 diz:
"Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho."

A força para vencer está em Deus, quantas vezes nós nos sentimos fracos mas depois de estarmos reunidos sentimos nossa força se revigorar, isso acontece porque o Senhor nos envia sua Palavra, seus ensinos, e nos renova as forças para continuarmos no caminho, e também a comunhão com nossos irmãos e irmãs alegram o nosso coração.

Salmo 27:1 diz:
"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?"

O Senhor ilumina nosso caminho, através de sua luz podemos enxergar o que outrora nós não víamos. Antes de conhecermos o Senhor e sua Palavra, nós não nos sentíamos tão pecadores, ou sequer pensávamos nisso, mas receber o Senhor e caminhar com ele, muda tudo em nossa vida, é a luz do Senhor que ilumina nossos passos, nosso entendimento, que abre nossos olhos e ouvidos espirituais, e quando isso acontece podemos ver como somos falhos, como somos frágeis, como pecamos mesmo que não desejemos pecar, vemos o quanto realmente nós somos pó diante do nosso grandioso Deus, mas vemos também que esse grandioso Deus olhou para mim e para você, e nos deu essa maravilhosa chance de fazermos parte do seu Reino de luz, por isso devemos nos fortalecer no Senhor para vencermos as lutas desse mundo de horror, mesmo em meio as trevas, a luz do Senhor ilumina nosso caminho para prosseguirmos firmes olhando para o alvo, assim como disse Paulo aos filipenses 3:14:
"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."

Uma eternidade com Deus e com Jesus, em um lugar onde não há mais morte, nem sofrimentos, nem dor, somente a alegria de estarmos com Deus, seu Filho e todos os nossos irmãos, custou o preço do sangue do Filho de Deus.

Todos os nossos irmãos da antiguidade e também todos os nossos irmãos no mundo hoje, passam por pelejas, por aflições, por tristezas, por diversas situações em suas vidas, mas o alvo lá na frente é a grande esperança no coração de cada um deles e no nosso também, pelas esplêndidas moradas que Cristo, quando voltou para o Pai, foi preparar para cada um dos filhos de Deus.

Salmo 28:7
"O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei."

Esse é o cântico que deve estar sempre em nossos lábios, um cântico de agradecimento pelo imenso amor de Deus por cada um de nós, por cada um de seus filhos.

Salmo 29:11 diz:
"O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz."

A Palavra não mente, o Senhor está sempre dando forças a seu povo, o Senhor Jesus passou por muitas lutas e pelejas, mas ele venceu todas elas com a força de Deus Pai, e nós também a cada dia, vamos vencendo o mal com a força do nosso Deus.

Salmo 59:16
"Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; porquanto tu foste o meu alto refúgio, e proteção no dia da minha angústia."

Isaías 40
"28. Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
29. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
31. Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

Vamos esperar com fé no Senhor pois com isso, o Senhor renovará as nossas forças e nos fará vencer em nome do Senhor Jesus.

A paz do Senhor Jesus ao seu coração...

Bia Pereira

Nenhum comentário :

ATENÇÃO!

Estou disponibilizando, alguns estudos em PDF para baixar em seu computador.
1-Para fazer download, basta clicar na foto relativa ao estudo.
2-O PDF será aberto.
3-Clique na flechinha para fazer o download.
Demora um minutinho, espere que ele abrirá uma janela, basta clicar em Ok.

Que Deus abençoe sua leitura.
Qualquer problema em abrir o documento, ou com o download, basta me escrever: através do formulário na coluna à direita.

Todos os Estudos são baseados nas Sombras das Coisas Futuras

Isaque o Unigênito de Abraão, no Contexto Igreja Livre e Igreja Escrava

Quando Deus Ouve e Atende a Voz de seu Povo para o mau.

A Bíblia diz que Adão não foi enganado quando pecou, Adão sabia o que estava fazendo.

Arrebatamento da Igreja de Jesus Cristo.

É Possível consultar os mortos como o rei Saul consultou o Profeta Samuel?

Os filhos de Deus Crentes, podem Frequentar Praia ou Festa do Carnaval?

Guardar o Sábado da Lei de Moisés

Divórcio e Novo Casamento, segundo a Bíblia Sagrada

Tatuagem e Piercing são lícitos aos filhos de Deus?

Doutrina da Santíssima Trindade Católica Apostólica Romana

Pedófilos e Pedofilia - Abusando de Crianças.

Image and video hosting by TinyPic

O Senhor Jesus Lavando os Pés dos Discípulos-Significado.

O Sábado Natural e o Sábado Espiritual

Igreja de Jesus Cristo nos Lares

A falsa doutrina do uso do véu pelas mulheres.

Quando Deus disse: Haja Luz-não foi criado o Sol, alguém nasceu.

O primeiro homicídio no Céu e o primeiro homicídio na Terra.

Carne e Sangue não Herdam o Reino dos Céus.

Primeira e Segunda mortes.

A mulher pode assumir a liderança na Igreja de Jesus Cristo?

As mulheres estejam caladas nas igrejas.

Jesus Cristo veio cumprir ou anular a Lei do Velho Testamento?

Batismo nas Águas e Santa Ceia do Senhor

A Separação dos Reinos.

Futebol e Idolatria Evangélica.

O Verdadeiro e os Falsos Fundamentos.

A Parábola das Dez Virgens